Translate

domingo, 9 de março de 2014

PEDINDO SABEDORIA AO PAI CELESTE

Textos Bíblicos:

"Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as  tuas veredas.
Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia." Salmos 25:4 e 5
"E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará." 1 Reis 3:6-12

Reflexão: Muitas vezes quando crianças pedíamos um presente especial ao nosso pai como um brinquedo, os pais que não podiam comprar ponderavam dizendo que um brinquedo não era mais importante do que ter algo realmente necessário para nós, muitas vezes eles frisavam que o estudo era o mais importante, o esforço que ele fazia para comprar materiais escolares, livros e etc, era o mais importante. Muito de nós diante disso falávamos: “Mas todo mundo tem. Só eu que não vou ter?”
 
Os pais querem dar para os filhos algo que terá resultado a longo tempo, os filhos porém querem o que vai dar resultado imediato. Como um brinquedo, que brinca, brinca e depois deixa jogado em um canto qualquer. Já a educação é algo que um individuo interessado em absorver os aprendizados que lhe forem aplicados, terá sempre com ele, a educação com certeza é uma bagagem indispensável para o cidadão.

Porém, mais importante do que a educação secular é a sabedoria divina pois o homem que a busca está no centro da vontade de Deus. Na Bíblia há várias citações sobre a sabedoria principalmente em Provérbios, vejamos: “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, e antes de suas obras mais antigas. Então eu estava com ele e era seu aluno.” Pv 8:22 e 30. Nesse dois versículos vemos que a sabedoria foi criada antes mesmo da criação do mundo e principalmente que ela e toda criação não foi criada de um acaso e sim pela vontade soberana de Deus.

Bem, nos textos bíblicos Salmos 25:4 e 5 e em 1 Reis 3:6-12, temos dois reis se humilhando diante de Deus como crianças, não preciso fechar os olhos para imaginar o rei Davi pedindo a Deus sabedoria e também tempos depois seu filho rei Salomão, essas duas imagens me intrigam particularmente. Sabem porque? A autossuficiência do homem é a sua destruição. Mas, Davi e Salomão se colocaram no centro da vontade de Deus e sabiam que desta forma os seus reinados seriam abençoados por Deus. Como reis poderiam muito bem governar sem buscar a sabedoria de Deus, afinal eles tinham o poder que o homem corrupto tanto ambiciona, o poder de julgar e de ter em suas mãos a vida de um povo, mas não eles se humilharam e suplicaram a sabedoria divina. O último ainda se comparou como um menino, vejamos: “...tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno...” 1 Reis 3:7. Salomão em outras palavras disse: “Meu Pai me ajude, pois sou pequeno diante de Ti, me dê sabedoria, ensina-me o que fazer”. Para Salomão era um pedido de socorro, pois ele governaria “...povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão (1 Reis 3:8)”. E para Deus esse pedido encheu Seu coração de alegria e Ele disse a Salomão: “Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará 1Reis 3:12", e assim foi.

Muitos talvez podem dizer: “Mas como? Mesmo assim Salomão pecou?” Amados, “Mas como Jesus entrou na casa de um publicano, defendeu uma prostituta e em seu último momento perdoou um ladrão?” Isso é sabedoria infinita, sabedoria em perdoar o sincero arrependimento e apagar todas transgressões passadas e ainda mais é o amor que a humanidade tanto anseia e não consegue enxergar diante das paixões do mundo que trazem alegrias momentâneas, o amor é muito além, sua alegria é em meio as dificuldades e é duradoura.

Tudo que temos e recebemos de Deus é imerecidamente, são graças que Ele na Sua infinita bondade nos dá. E ainda assim nos achamos autossuficientes, no livro Colunas do Caráter cujo o autor é Prof. Júlio Schwantes, tem um texto que muito me chamou a atenção. Diz assim: “Conhece-te a ti mesmo, era o conceito favorito de Sócrates. Como outros moralistas, supunha que se o homem soubesse melhor, conduzir-se-ia mais dignamente. No seu entender, o aperfeiçoamento moral era um problema de educação, de maior conhecimento. Sabemos hoje quão ilusória é a esperança de se introduzir a decência nas relações humanas por um simples programa de esclarecimento.
 
(...) Somente Cristo introduziu um novo elemento capaz de regenerar o homem e a sociedade – o amor. Somente Ele tocou na raiz mestra do mal – o egoísmo, o qual só o amor pode suplantar. Fez depender toda ética, “toda lei e os profetas”, do amor a Deus e ao próximo. É que o amor partilha a força das emoções e a pureza do pensamento. De um lado deita suas raízes no âmago da natureza emotiva de onde haure vitalidade, e de outro. Nas asas do pensamento, alcandora-se à presença de Deus, onde a seiva da afetividade é purificada. Soberania inconteste exerce a razão apenas sobre si mesma. Só o amor conquista o homem todo e pode expulsar dos recessos da personalidade os demônios do egoísmo e da sensualidade.

O que prende o homem aos vícios e ao pecado ... Portanto só um novo amor, mais poderoso e mais sublime, pode romper essas cadeias cuja força é a força dos impulsos básicos da natureza humana. A conversão de que fala a Bíblia, outra coisa não é do que a substituição do velho amor, orientado para o Céu. Pessoas que a experimentaram ..., testificam que as coisas que antes amavam agora aborrecem, e que a pureza e a santidade que antes aborreciam constituem agora sua principal aspiração. A conversão, pois, mais do que uma reorientação dos pensamentos, nela incluída, envolve uma reorientação das afeições na direção daquilo que é “santo, justo e bom”.

(...) A ...fé cristã ... se evidencia precisamente no fato de fornecer uma motivação adequada à conduta humana, em vez de somente apontar a senda do dever. Suas normas são elevadas – nada menos que perfeita conformidade com a vontade de um Deus santo. Mas o homem não é deixado a lutar só, contra suas tendências pecaminosas herdadas e adquiridas. O que se lhe pede não é que subscreva estoicamente um código moral que sabe de antemão ser irrealizável.

Não, o cristianismo não apela apenas o intelecto. Melhor do que isto, captura o coração e nele acende, a chama de um novo amor – o amor a Deus e ao próximo. É do gênio do cristianismo despertar tal amor incandescente e luminoso, porque historicamente está ligado com a cruz de Cristo, a suprema evidência do amor divino que se sacrifica para redimir. Longe de ser um simples credo ao qual os homens aderem mentalmente, a fé cristã é uma nova força que invade a vida, que a sublima e lhe imprime uma orientação vertical. Não é a força do entusiasmo efêmero que gera o fanatismo, mas o poder do amor divino que, derramado no coração, dele expulsa o pecado e implanta o reino de Deus.”

Completando as palavras do autor do livro digo, nenhuma religião pode salvar ou condenar o homem, pois somente a fé cristã que é a fé em Cristo nos salva e somente Cristo como nos salva também pode nos condenar. Porém, o principal intuito da vinda dEle é salvar seus escolhidos, sim haverá um momento que Ele julgará o homem, mas enquanto esse momento não chega Ele diz:”Vem, eis que venho sem demora”.
 
Quando vejo na palavra do Senhor dois reis humildemente diante de Deus pedindo sabedoria. Isso para mim é uma reflexão, Deus nos deu um poder o poder da oração, para isso temos somente que fechar nossos olhos e sentir que estamos diante do Seu altar pedindo ajuda para nossas aflições, claro também diante do altar de Deus agradecemos a Ele pelas bençãos. Infelizmente, muitos desperdiçam o poder que Deus nos deu. Devemos ser não como uma criança que não reconhece o esforço do pai para educá-lo e sim como uma criança que reconhece a necessidade de pedir o auxílio da sabedoria do Pai celeste. A relação com Deus é assim comunhão plena.

Concluindo, lembram-se “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5” Amém. 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sem palavras de ofensas. Aceito sugestões. Obrigada.